Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei; às nações te dei por profeta.
Jeremias 1:5
Quando pastores consagram pastores é ai onde nasce a maioria dos males no meio cristão!
Pastores não "consagram" pastores, pastores Apresentam aqueles a quem Deus os consagrou, pois a consagração ministerial acontece antes do individuo nascer(Jeremias 1:5), Deus escolhe pessoas para funções especificas em sua obra na terra, e aqueles a quem Deus escolheu serão APRESENTADOS pelos Pastores, que pelas escrituras e oração reconhecem a vocação do APRESENTADO E JÁ CONSAGRADO POR DEUS JÁ NO VENTRE, e então oficializam diante de todos dando fé a escolha de Deus entre os irmãos da comunidade cristã.
O pastor não cria pastores só por colocar a mão em alguém, não é mágica, e nem tão pouco tem o pastor que APRESENTA alguém que já foi ESCOLHIDO por Deus algum mérito em tal APRESENTAÇÃO, ele(o pastor) apenas como servo de Deus está seguindo as ordens de seu Senhor e APRESENTANDO UM NOVO OBREIRO A SEARA DO MESTRE, a costumeira "Consagração" no meio cristão não passa de um rito de APRESENTAÇÃO pois a verdadeira CONSAGRAÇÃO é feita por Deus antes mesmo do consagrado nascer ou saber o que ele mesmo iria ser ministerialmente(Jeremias 1:5).
Aquele a quem Deus o Consagrou já começa a ser preparado ainda na infância(1 Samuel 17:36,37). Deus não vai preparar o individuo depois que ele for APRESENTADO, se alguém foi APRESENTADO é porque os frutos de seu preparo e vocação já estão evidentes a todos, e claro que aquele que foi Consagrado por Deus continuará aprendendo cotidianamente, mas para o exercício do ministério o mesmo já possui habilidades que o capacitam a guiar o rebanho de Deus!
A frase correta é: DEUS CAPACITA QUEM ELE ESCOLHE!! Não aqueles a quem os Homens escolhem!
Devido a corrupção eclesiástica desde quando nasceu a Simonia(compra de cargos eclesiásticos), vemos até hoje pessoas sem o minimo preparo espiritual e intelectual com títulos de pastores, apóstolos, bispos e etc! Vemos pessoas que por parentela, barganha, compra ou auto-intitulamento, chegam ao ministério mas logo se percebe a falta de preparo espiritual que é fruto da vocação dada por Deus, esses tais pastores governam o povo como se fossem seu, se preocupam mais com o lucro do que com as vidas, ferem mais que curam, espalham mais que juntam, pois não foram chamados por Deus para isso, apenas por vaidade e benefícios de ser líder entram sorrateiramente no mistério causando todo tipo de males ao povo de Deus! Esses falsos obreiros ouvirão do rei Jesus: NUNCA OS CONHECI(CLARO QUE ELE NÃO OS CONHECE, ELE NÃO OS ESCOLHEU PARA O MINISTÉRIO) apartai-vos de mim vós que praticais a maldade(Mateus 7:23).
E ainda existem os escolhidos caídos, foram escolhidos mais se corromperam como Judas no caminho, e tanto os escolhidos caídos como os falsos obreiros são aqueles que FEREM E MATAM ESPIRITUALMENTE OS VOCACIONADOS QUANDO APARECEM EM SEU CAMINHO(Marcos 12:1-12).
Mas os pastores que fabricam "pastores" sem a vocação divina vão pagar um alto preço por terem corrompido o mistério do Senhor Jesus fazendo deles seu reino particular, e se servindo dele como se a eles pertencessem.
O ministro do evangelho não é inerrante, sendo humano ainda terá falhas, mas o verdadeiro Consagrado será Humilde suficiente para reconhece-las e tratá-las, ao contrário do não Escolhido que por soberba e vaidade fará de tudo para ocultar, desculpá-las, e ainda perseguirá aqueles que tocarem em tais falhas pois o mesmo não tem interesse em corrigi-las, já o Escolhido se sentiram feliz em tratá-las.
O pastor não deve ter medo de APRESENTAR um verdadeiro Vocacionado, pois os verdadeiros vocacionados não se rebelam, são obedientes e sabem honrar os que lhe antecedem a fé.
Cuidado com os falsos obreiros gerados por homens sem o chamado de Deus, ele podem acabar com sua vida espiritual e comprometer sua eternidade!
Por: E. M
Meus artigos são registrados antes de serem postados, entretanto permito e autorizo a reprodução dos mesmos citando fonte e autoria.